quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Dinamica: Integração





INTEGRAÇÃO

Destinatário: grupos de jovens  que convivem há algum

Tempo: Se o grupo for muito numeroso trabalha-se em equipes.

Material: uma folha de papel e um lápis para cada jovem

flanelógrafo e percevejos.

Desenvolvimento:

1- O animador conta uma história, a partir de desenhos. Numa pequena igreja da cidade, existe um grupo de jovens que se reúne, semanalmente, há um ano. realizam, constantemente, jornadas e encontros para convívio e gostam muito de cantar. Em suas reuniões, refletem sobre os temas da atualidade. A assistência, entretanto, não é muito boa e mesmo os que participam de maneira constante são muito desunidos. O animador, freqüentemente, se pergunta: “Que fazer com o grupo”?
 

2- Após este relato, convida os jovens a procurarem identificar as prováveis causas que, a seu ver, geram a desunião no grupo, assim como as possíveis soluções. Um secretário toma nota. Pode-se trabalhar em equipes formadas por três ou quatro pessoas.
 

3- As equipes manifestam suas respostas em plenário. Os demais jovens podem questioná-los ou pedir esclarecimentos. As respostas coincidentes vão sendo afixadas num flanelógrafo: de um lado as causas e, de outro, as soluções. O importante é que se chegue a elaborar um programa de ação, que seja resultado da contribuição de todos.
 

4- Avaliação:

. Qual o ensinamento extraído desta dinâmica para o grupo ?

. A história tem alguma relação com o grupo ?

. Que podemos fazer para aumentar a integração?

2 comentários:

  1. now that i found you here, i'm always going to enter on your site...it is helping to study a lot. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email

    ResponderExcluir
  2. well i think this topic is very interesting, but it's also complexing to discuss about it. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email

    ResponderExcluir