quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Dinâmica da Semana:Desbravando Terras Desconhecidas (08/08/2013)

Você irá precisar de:
  • 1 venda para os olhos
  • Algumas Cadeiras
  • 1 cronômetro

Como fazer:

Coloque as cadeiras deitadas no chão como obstáculos, criando um percurso com saída e linha de chegada. Convide os jovens para uma pequena competição de quem faz em menos tempo. Coloque a venda no primeiro jovem, gire até que fique desorientado e marque o tempo que ele leva para percorrer a trilha, com todos em total silêncio. É fundamental que a platéia não faça nenhum ruído. Com o segundo jovem você deverá fazer o mesmo, porém deixe a plateia ajudar. Com a desculpa de que o jovem anterior demorou muito ou se esbarrou nos obstáculos, peça para que todos tentem orientar o segundo jovem de uma vez só e apenas com palavras, sem tocar nele. Com o terceiro competidor você deverá fazer o mesmo, porém combine em segredo com o quarto jovem para que ele segure na mão do terceiro competidor assim que a contagem começar, para que o leve em menos tempo até a linha de chegada. Não deixe a plateia desconfiar do que irá fazer o quarto jovem, é fundamental que ele seja um fator surpresa na brincadeira.

A Lição de Moral:

A vida é como desbravar terras desconhecidas a cada passo, a cada dia, a cada fase. O futuro é algo desconhecido, só descobrimos na medida em que ele se torna presente. É como se andássemos vendados, não sabemos o que nos espera mais à frente, só podemos ver uma coisa de cada vez. Diante dessa realidade podemos fazer várias escolhas.

Existem aqueles que escolhem viver por si mesmos, sem ajuda de  ninguém. Eles acham que se garantem, colocando sua confiança em si. Como estão vendados, uma hora ou outra acabam indo por caminhos errados, vagam perdidos, tropeçam e caem. Esses vivem quebrando a cara. Pode ser até que cheguem em algum lugar, mas não sem antes sofrerem bastante.

Existem também aquelas pessoas que se confiam em amigos, em familiares. É importante ouvir conselhos, ainda mais vindos de pessoas que já percorreram o caminho daquela fase da vida. Mas não é tão confiável, afinal eles também estão vendados, não conseguem ver além. Muitas vezes são amigos mais perdidos do que você, que te guiam por caminhos até legais a primeira vista, mas que o final é destruição. Esses amigos  não merecem toda sua confiança, segui-los não é a melhor opção.

Mas o que fazer então se andar sozinho é perigoso, se confiar em pessoas vendadas é arriscado?

Calma! Ainda existe uma solução. Existe O amigo em quem você pode confiar de olhos vendados, pois ele não usa vendas. Ele consegue ver muito mais além do que você ver, sabe quais são os melhores caminhos para prosseguir. Tudo o que você precisa fazer é segurar na mão Dele e confiar. Isso não é garantia de que será fácil e de que você não irá tropeçar, mas Ele sempre estará lá para te ajudar. Por mais que te guie por caminhos difíceis que você não compreenda, mas no final você chegará aonde precisa. Então não perca mais tempo tentando andar sozinho ou sendo guiado por pessoas mais perdidas que você. Segura na mão de Deus e vai!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário